
A história do Haloween começa a aproximadamente 200 anos atrás, com um festividade Celta, povo irlandês, conhecida como Samhain, que era o Ano Novo.
O Samhain, portanto, era celebrado na véspera no dia 31 de Outubro pois era final do verão e da colheita e o ínicio do sombrio e gelado inverno que eles associavam ao retorno dos fantasmas de sua morte eterna à Terra.
Acreditavam que o mundo dos mortos e o mundo dos vivos poderiam se misturar, se fundir, nessa noite.

Por outro lado eles também acreditavam em algo de bom no Samhain, a razão para a diversão por trás da história e as derivações das celebrações do Halloween. Os celtas acreditavam que seus sacerdotes, os Druidas, eram capazes de prever o futuro graças àqueles que voltavam à Terra como mortos-vivos naquela noite.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

Hoje em dia, a tradição inclui "gostosuras ou tavessuras", festas à fantasia, filmes de terror, visitar as casas para ganhar doces, fazer caretas, decorar abóboras furadas, maçã-do-amor....As tradicionais cores do Haloween são preto e laranja e, hoje em dia, é celebrado em muitas partes do mundo.